O que existe de novo na versão 1.12

As melhorias saltam à vista logo no ecrã inicial, com a inclusão do mapa habitual do mundo de Wesnoth num estilo atraente e moderno providenciando uma experiência refrescante e polida ao iniciar uma nova partida — seja uma campanha a sós ou em rede contra os teus amigos. Como consequência do nosso trabalho meticuloso que valoriza a consistência e elegância nada foi deixado ao acaso encontrando-se mesmo nos detalhes mais ínfimos melhorias subtis.

Ecrã Inicial

Para o utilizador geral

Imagem de ecrã em Wesnoth

A previsão do mapa agora oferece diferentes modos de visualização podendo ser ajustado para mostrar as unidades, aldeias ou o tipo de terreno conforme a situação requerer mais. Muitos elementos da barra lateral foram movidos e distribuídos para fazerem um melhor uso do espaço de ecrã e provirem um acesso mais rápido e confortável a todas as informações do jogo. Os líderes e heróis individuais das campanhas agora têm elipses especiais para uma melhor identificação no tumulto da batalha.

Porque Wesnoth prospera com a diversidade e criatividade da sua comunidade, desta vez o Gestor de Extras recebeu adicionais a muito esperados, tal como agora poder mostrar o estado da instalação diretamente na lista, filtrando itens pelo seu tipo ou estado, e permitindo que os autores dos extras possam incluir atalhos para os tópicos de comentários hospedados no nosso fórum oficial.

Unidades com variações especializadas como os Cadáveres Ambulantes agora têm os seus respetivos sub-tópicos no manual do jogo, exibindo informações detalhadas de cada variação. Foram também adicionados novos tópicos gerais, explicando os diferentes tipos de extras aos iniciantes ou dando um resumo para cada fação dos jogos em em rede.

Foram feitos muitos aperfeiçoamentos gráficos para as unidades montadas no jogo, incluindo as linhas da unidade do escuteiro, da cavalaria e batedores elfos. O soldado e trovejante anão, o Espectro e unidades esqueléticas dos morto-vivos tiveram as suas animações renovadas na íntegra. Vários retratos genéricos foram adicionados ou atualizados, entre eles: da milícia, do ogre, dos silvanos, do Liche antigo, da aparição, dos trogloditas, entre outros.

As campanhas

Imagem de ecrã em Wesnoth

Vários retratos alternativos foram adicionados à campanha de proa de Wesnoth, o Herdeiro ao Trono. Assim como foi feita uma completa remodelação dos retratos da Invasão Oriental.

Como suplemento à nova interface de entrada, todos os mapas de viagem das campanhas foram reformados no mesmo estilo, e novos foram adicionados às várias campanhas que anteriormente não tinham um.

A maioria das campanhas da linha principal também receberam várias melhorias visuais e de jogabilidade. Mais notavelmente, O Filho do Olho Negro foi reformulado na sua totalidade elevando a sua dificuldade, de acordo com a sua designação como sendo uma campanha de nível veterano. Muitos cenários da Invasão Oriental viram melhorias significativas, com alguns tendo sido completamente redesenhado do zero.

Apesar de todas as campanhas sejam rotulados de acordo com seu nível de dificuldade, não é incomum para os jogadores subestimar o desafio e enfrentar obstáculos intransponíveis pela metade. Por este motivo, foi adicionada uma nova opção à caixa de diálogo quando retomar uma partida guardada, permitindo aos jogadores alterar a dificuldade logo no início de um cenário a meio da campanha.

Jogo em rede

Imagem de ecrã em Wesnoth

Esta série vê a introdução de uma nova fação jogável em jogos em rede, o Califado. Disponível na configuração do jogo ao iniciar uma nova partida com a era “Padrão + Califado”, esta fação de humanos carece de usuários de magia, mas ao invés é especializada em utilizar as características do terreno para coordenar ataques na madrugada ou ao anoitecer. As suas fileiras orgulham-se de unidades diurnas e limiares, curandeiros, combatentes corpo a corpo de fidelidade e arqueiros montados em cavalos temíveis. Enquanto que as unidades do califado tendem a ser mais caros do que os da outra fação de humanos, os leais, compensam com uma maior mobilidade — especialmente em terreno montanhoso.

Foi implementado um novo tipo de extra, as modificações em jogos em rede. Modificações são capazes de mudar as regras do jogo, independentemente da era ou mapa selecionado. Assim, os seus criadores podem criar regras que melhorem e alteram a jogabilidade sem restringir estas a uma determinada era ou mapa. A instalação por padrão não incluí quaisquer modificações, mas estarão disponíveis no gestor de extras a medida que forem criados pela comunidade.

Foi modificado a forma de criar novas partidas em rede, dividindo esta em duas partes. A primeira permite a escolha da era, mapa e modificação enquanto que na segunda é possível de fazer ajustamentos adicionais tanto às configurações por padrão do mapa como quaisquer configurações definidos pelos criadores dos extras. Além disso, agora é possível de filtrar os mapas e cenários pelo tipo e número de jogadores dando uma maior visibilidade à informação relevante. Foi ainda melhorado o suporte para dispositivos de baixa resolução.

Foram corridos muitos erros relacionados as campanhas para vários jogadores em rede, e foram ainda corrigidos diversos erros relacionados ao recarregar cenários de jogos em rede. Foi agora adicionado maior poder tag [campaign], permitindo assim a mesma campanha para ser jogado tanto em rede como sozinho. Como resultado disto, os níveis de dificuldade e outras características das campanhas previamente não disponíveis em rede agora podem ser usados em campanhas para vários jogadores. Campanhas em rede agora também suportam novas funcionalidades, incluindo retornar diretamente à sala de espera entre os cenários e reconfigurar as definições de equipa. Por fim, a campanha Lenda de Wesmerefinalmente é disponibilizada como a primeira campanha em rede com o jogo.

Foram adicionadas várias outras funcionalidades para melhorar a experiência em partidas em rede. Agora é emitido um sinal audível para notificar o anfitrião quando todos os jogadores tenham escolhido a sua fação, assim como no inicio da partida em si para alertar todos os jogadores presentes. Se um jogador se desligar da partida, agora existe uma nova opção para atribuir o seu lado como “ocioso”, sem revelar a sua visão e posição ao anfitrião da partida assim como um modo de voltar à partida que esconde o mapa por completo quando os jogadores querem voltar à partida e ser atribuído a um lado sem obter a visão de um observador normal.

Em geral

Imagem de ecrã em Wesnoth

Da mesma forma que a extensibilidade do motor de jogo permite que a nossa comunidade cria e publica o seu próprio conteúdo original, ele também permite aos jogadores alterar as suas opções como entenderem. O modo de definir teclas de atalho foi renovado com uma visualização categorizada, com a capacidade de atribuir várias sequências para uma determinada ação ou alterar as atribuições de modo a fazer uso de botões adicionais do rato.

Muitas vezes, os jogadores necessitam acesso direto aos arquivos do jogo para partilhar as suas partidas guardadas, criar ou modificar os extras, ou tirar fotografias do ecrã das suas partidas ou mapas criados. Como o jogo é corre em várias plataformas e aceita um elevado número instalações alternativas, foi adicionado um mecanismo confiável e consistente para que os jogadores tenham acesso aos seus dados armazenados à janela de preferências. Além disso, estão disponíveis novas opções para gerir as imagens recentemente criadas: os jogadores poderão abrir-as imediatamente no seu visualizador de imagem preferido, ou consultar o conteúdo completo do seu diretório de imagens.

A caixa de diálogo de seleção de temas da interface do usuário inclui agora uma breve descrição de cada item. Foi ainda adicionado um novo tema opcional otimizada para a plataforma aberta Pandora e outros dispositivos de pequena resolução. A visualização das estatísticas da unidade agora é mais compacta e os botões de comando mais visíveis.

Foram incluídos duas novas traduções: o escocês galaico e ucraniano. Como sempre, A Batalha por Wesnoth depende de voluntários para traduzir o jogo. Quem estiver interessado deve consultar a secção Contribuir abaixo para obter mais detalhes.

Para criadores de extras

Tal como a interface principal do jogo, o editor de mapas também recebeu uma enorme reformulação, trazendo consigo uma maior visibilidade das suas ferramentas de desenho e seleção mais usadas facilmente identificáveis por ​​ícones de ação. Esta versão também marca a estreia do modo de cenário experimental, que permite que funcionalidades adicionais anteriormente apenas disponíveis para programadores de WML. Contudo é de salientar que ainda existem muitos aspetos restantes por finalizar e polir antes que possa ser considerado um substituto para o subgrupo alvo de WML.

Quando ao terreno disponível, as florestas tropicais foram completamente redesenhados e expandidos com diversas variações, incluindo florestas húmidas, florestas de palmeiras esparsas e densas e savana. Os mapas subterrâneos beneficiam da adição de novos tipos de pontes e os cenários de batalha podem agora ser apimentados com detritos diversos disponíveis diretamente a partir do editor.

Tanto os jogadores como autores WML agora beneficiarão de melhores ferramentas de depuração. Os relatórios de erros ao carregar um cenário agora são muito mais legíveis e podem ser copiados diretamente para a área de transferência. A ferramenta estado do jogo recebeu atualizações semelhantes: além de trazer de uma opção para copiar para a área de transferência as variáveis ​​do jogo e informações de estado, agora também faz uso do mesmo código subjacente relativamente aos jogos guardados para gerar corretamente múltiplas linhas de atributos WML válidos e expressões traduzíveis.

Para ajudar ainda mais os autores WML, GUI.pyw, uma interface gráfica para as três principais ferramentas de manutenção de WML (wmllint, wmlindent e wmlscope) foi incluída com o jogo, proporcionando uma alternativa conveniente para as versões de linha de comando. A ferramenta pode ser encontrada na pasta data/tools. Mais informações sobre as ferramentas de manutenção pode ser encontrada na wiki.

Do ponto de vista do suporte à estrutura traseira, esta nova série estável contém uma vasta gama de complementos para criadores de conteúdo. As Micro IAs fornecem uma poderosa estrutura para atribuir comportamentos de IA novos e especializados para as equipas com um esforço de codificação mínimo. Outras melhorias incluem um motor de recrutamento da IA amplamente melhorado e totalmente configurável, assim como uma nova IA para uso em jogos em rede.

Muitas outras novas funcionalidades foram adicionados à linguagem WML e API Lua. Por exemplo, tags de animações em WML agora suportam uma nova sintaxe, mais compacta para a definição de frames de animação em menos espaço. A API também recebeu várias mudanças aos quais os criadores de conteúdo que queiram portar extras baseados na anterior versão 1.10 se têm adaptar: a lista é fornecida no nosso tópico dedicado no fórum.


Baixar

A Batalha por Wesnothestá disponível sob a Licença Geral Pública GNU (GPL). O código fonte está disponível na página principal do projeto onde também encontrará todas as instruções necessárias para construir à partir do código fonte em diversos sistemas operativos. Estão ainda disponíveis ficheiros de instalação para os sistemas operativos mais populares como Microsoft Windows, Apple OS X e GNU/Linux.

Pode obter informações atualizadas sobre os downloads de todas as plataformas suportadas na página Wiki.

Se já baixou uma versão anterior do jogo, talvez seja melhor baixar apenas os arquivos Xdelta.


Como contribuir

Desde a sua criação em Julho de 2003, A Batalha por Wesnoth está a ser constantemente melhorado e alargado por centenas de voluntários internacionais de diversas origens. As contribuições vão desde o conteúdo da linha principal fornecido como parte dos lançamentos oficiais do jogo até centenas de projetos criados pelos utilizadores disponíveis para baixar do nosso servidor de extras, diretamente do ecrã de título. Se precisar de ajuda para vencer um cenário específico ou requer a adição de uma funcionalidade para os seus mapas personalizados, Wesnoth possui uma enorme comunidade de jogadores e criadores sempre dispostos a ajudar.

Além de criares a tua própria campanha, ainda existem mais maneiras de contribuir ao projeto de Wesnoth:

  • Como contribuir código
  • Cria arte para o jogo principal ou qualquer extra feito pela comunidade.
  • Traduz o jogo para o teu idioma.
  • Compõe novas bandas musicais e efeitos sonoros.
  • Divulga Wesnoth na Internet!

Mais Informações